30 de março de 2010

Por que tanto ódio?


Esses dias, estava visitando comunidades do Orkut, algumas até mesmo não relacionadas à música, e percebi o quanto as pessoas odeiam a famosa Banda Calypso. Formada por Joelma Mendes e Cledivan Farias, vulgo Chimbinha, ela surgiu em 1999, no estado do Pará.

A princípio, é confundida com uma banda de forró, estilo forte do Nordeste brasileiro, principalmente por se apresentarem em vários festivais do gênero, porém a banda possui fortes influências do ritmo caribenho calipso, misturado alguns gêneros tradicionais do Norte como Carimbó e Cúmbia, além de Tecno, Rock e Lambada.

Apresentada a banda, vamos a alguns questionamentos. Por que odiar a Banda Calypso? A Joelma canta mal ao vivo? Canta. Seus figurinos são bregas? Talvez (ok, quase com certeza). Mas o que me intriga muito é como existe um ódio generalizado para com a banda. Muitos afirmam que falta originalidade, que os vocais de Joelma são horríveis, que o Chimbinha não toca nada. Mas e as dúzias de cantores da nova MPB que também são um poço de clichês e de falta de técnica na hora de cantar (ou até mesmo tocar)? E as cantoras de pop que possuem os mesmos "defeitos" apontados por essas pessoas, idolatradas pelos mesmos?

Eu venho aqui não para mostrar um "porque amar a Banda Calypso" (que por sinal, nunca gostei, não é meu gênero de música nem de longe) ou "odeiem as cantoras de MPB e de pop", mas sim compreender este ódio generalizado por uma banda tão comum quanto às outras. Afinal, o que há de tão ruim na Banda Calypso?

Por André Luiz Maia (@AndreLML)