14 de junho de 2010

Para terminar bem o dia

Foto: Reuters
Jogadores da Argélia comemoram o único gol da partida contra a Eslovênia

A manhã deste domingo começou com uma fraca apresentação entre Argélia e Eslovênia. A vitória de 1 a 0 dos eslovenos garantiu-lhes a liderança do grupo. É difícil dizer se deu zebra, pois a Eslovênia lidera o grupo C, que ainda traz Inglaterra e Estados Unidos, empatados com um ponto, ou se deu frango. Aos 33 minutos do segundo tempo, Koren chutou contra as traves do goleiro Chaouchi, que engoliu o segundo frango da competição, e fez o gol da partida.

O jogo não teve muita emoção. Destaque para a “dancinha” de comemoração dos eslovenos após o gol. Nada que chegue aos pés dos “Dançarinos da Vila”, mas deu para ver que foi muito bem ensaiada. Mais interessante do que a partida, foi a presença do francês, filho de argelinos, Zinedine Zidane.

A partida entre Sérvia e Gana não foi tão diferente da primeira, mesmo ambas as seleções tendo alguns jogadores que são relativamente melhores. No caso da Servia, Vidic, Ivanovic, Krasic e Stankovic. E do lado de Gana, o meia Asamoah. A tática prevaleceu e o jogo ficou parado no meio de campo.

Para não dizer que o jogo foi monótono até o fim, teve uma expulsão do zagueiro Lukovic, que até fazia boa partida. E para piorar a situação Kuzmanovic colocou a mão na bola dentro da área aos 37 minutos do segundo tempo. Pênalti. Asamoah bateu firme e abriu o placar para Gana. Ele ainda teve tempo de bater uma bola na trave no último minuto, mas o jogo terminou assim mesmo, 1 a 0 para Gana, que foi a única seleção africana a ganhar seu jogo na Copa até agora.

Pelo fim do pragmatismo, da tática e da falta de talento, a Alemanha entrou em campo no fim do dia para aplicar a primeira goleada do Mundial. Tudo bem que o adversário era a fraquíssima Austrália, mas isto não minimizou o resultado, nem a beleza da partida.

A seleção alemã começou a partida um pouco nervosa, deixou a Austrália trocar alguns passes, e esta quase abriu o placar aos 4 minutos com Cahill, ele desviou de cabeça, mas Lahm cortou. Garcia ainda tentou completar, mas fora só um susto para a Alemanha. Que depois de recuperada começou a trocar passes rápidos e precisos e aos 8 minutos abriu o placar com Lucas Podolski. Não foi um gol qualquer foi o mais bonito, Özil tocou para Müller, que tocou para a entrada da área, onde estava Podolski e com um belo chute de esquerda mandou a bola para o fundo das redes.

O segundo gol foi de Klose, ele já tinha perdido em várias situações de gol, mas depois de um cruzamento certeiro de Philipp Lahm, ele desviou para o gol, aproveitando a péssima saída do goleiro Schwarzer da Austrália. Após uma péssima temporada pelo Bayern de Munique, na qual só marcou dois gols, Klose chega com grandes expectativas de chegar à marca de Ronaldo Fenômeno em copas. O atacante brasileiro tem 15 gols em mundiais, já Klose chegou a 11 no jogo desta tarde, e só precisa de mais quatro.

A Alemanha jogou com qualidade técnica, criatividade e posse de bola, até parecia a seleção brasileira em outros tempos. Mas no segundo tempo, a Austrália estava disposta a não deixar tudo tão barato, adiantou a marcação e conseguiu um pouco mais o domínio, mas foi só Cahil ser expulso que a Alemanha mostrou de novo quem mandava.

Aos 23 minutos Müller fez um belo gol, depois de avançar por toda a marcação. Cacau, brasileiro naturalizado alemão, fechou a goleada aos 25. Finalmente um jogo de Copa do Mundo, como deve ser, com bom toque de bola, muitos gols e uma equipe de tradição vencendo bem.

Por Hévilla Wanderley