22 de maio de 2010

Click Influenza na cobertura do XIII FENART

João Pessoa, na Paraíba, vai sediar o Festival Nacional de Arte (Fenart) entre os dias 23 e 29 de maio. Durante sete dias, mais de 150 atrações, entre shows de música, espetáculos de dança e teatro, cultura popular, lançamento de filmes e de livros, mostras, exposições, palestras e oficinas irão movimentar o Espaço Cultural José Lins do Rego, no coração da Capital Paraibana.

O Espaço Cultural José Lins do Rego, inaugurado em 1982, é um dos maiores complexos de cultura da América Latina. São 53 mil metros quadrados de área coberta, onde estão instalados dois teatros, um cine-teatro, uma sala de projeção digital, museu, planetário, bibliotecas, três orquestras sinfônicas e escolas de línguas, de dança e de música, além de uma área para shows que abriga 15 mil pessoas.

É nesse ambiente que a Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) voltará a promover o maior e mais tradicional festival de arte e cultura do Estado. Em sua 13ª edição, o Fenart reúne artistas e espetáculos consagrados em todo o país, ao mesmo tempo em que revela os talentos da região. Este cast sobe ao palco do festival para reverenciar um dos maiores artistas que a Paraíba já teve: Severino de Oliveira, o Sivuca.

Nascido em Itabaiana (70 km de João Pessoa), Sivuca faria 80 anos no dia 26 de maio. A data será lembrada em dois pontos altos do 13º Fenart: a abertura, no dia 23 (um domingo), quando o alagoano Hermeto Pascoal sobe ao palco principal do evento na companhia da Orquestra Sinfônica da Paraíba (sob a regência do maestro-titular Marcos Arakaki) para interpretar parte da obra de Sivuca.

A outra homenagem acontece na noite da quinta-feira (27). O pernambucano Dominguinhos, o cearense Waldonys e o paulista Toninho Ferragutti se unem à cantora e compositora Glorinha Gadelha, viúva de Sivuca, e à Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba (regência do maestro-titular Luiz Carlos Durier) em uma noite que vai da sanfona à sinfônica.

A extensa programação – que pode ser vista  e baixada pelo www.funesc.com.br/fenart2010 - ainda conta com João Bosco, Lenine, Frejat, Yamandú Costa, Frank Solari e Antônio Nóbrega, entre outros, somente na música.

No teatro e na dança, companhias renomadas como a Cia. de Teatro Armazém (RJ) e a Cia. de Dança Cisne Negro (SP), se unem às nordestinas Clowns de Shakespeare e SerTão Teatro (PB), dirigido pela carioca Cristina Strevas. O músico Hélder Vasconcelos (ex-Mestre Ambrósio) também comparece no festival para mostrar seu monólogo ‘Espiral, Brinquedo Meu’.

Outro músico pernambucano, Silvério Pessoa (ex-Cascabulho), encontra o público para falar do projeto Collectiu. Escritores como Nelson Motta e Zuenir Ventura, ambos do Rio, também comparecem ao Fenart para lançar livros e conversar sobre literatura e jornalismo.

Na cultura popular, lendários artistas da região se encontram na Praça do Povo do Espaço Cultural, enquanto a galeria Archidy Picado exibe o trabalho da paraibana Adriana Aranha, radicada em São Paulo, além de uma mostra de xilogravuras em cordel assinada pelo pernambucano Marcelo Alves.

Nas telas do Bangüê e do Espaço Cine Digital serão lançados filmes de Sílvio Tendler (‘Utopia e Barbárie’, que tem trilha sonora do Cabruêra, também presente no festival), ‘Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo’, dos celebrados Marcelo Gomes e Karim Ainouz, e, ainda ‘Cabeça Prêmio’, baseado no livro homônimo de Marçal Aquino e dirigido pelo ator Marco Ricca.

E para estudantes de escolas públicas, uma atração especial: o Fenart Educação instrui, educa e diverte através da arte, em uma programação diurna distribuída entre o Teatro de Arena e o Bangüê.

Com atrações e atividades para todos os gostos e idades, o 13º Fenart propõe uma pausa na dinâmica da vida contemporânea, possibilitando ao público um mergulho de sete dias nas mais variadas formas de representação artística, assumindo o compromisso de fazer do mês de maio não apenas o mês das mães e das noivas, mas o mês da arte.

Fonte

Twitter do Fenart / Programação

Nenhum comentário:

Postar um comentário