23 de maio de 2010

Fenart tem início neste domingo, em João Pessoa, com Hermeto Pascoal e homenagem à Sivuca

Tem início neste domingo (23), em João Pessoa, na Paraíba, o 13º Festival Nacional de Arte,  o Fenart, evento que acontece até sábado (29) nos 53 mil metros de área coberta do Espaço Cultural José Lins do Rego, um dos mais completos complexos de arte e cultura da América Latina. Ao longo de sete dias consecutivos, música, teatro, dança, cinema, artes plásticas, literatura e cultura popular estarão presentes através de shows, performances, debates, oficinas e workshops. O site www.fenart.pb.gov.br traz a programação completa, informações dos artistas e vídeos sobre os preparativos do festival.

Em sua 13ª edição, o o Fenat, prestará uma bela e justa homenagem a um dos maiores artistas nascidos na Paraíba: Severino de Oliveira (1930-2006), o querido Sivuca, que faria 80 anos na próxima quarta-feira, 26 de maio. A data será lembrada ao longo dos sete dias de festival, em especial, na abertura, que acontece neste domingo (23).

Uma solenidade para convidados no prestigiado Teatro Paulo Pontes, no próprio Espaço Cultural, dará início à edição 2010 do festival. Marcada para às 18 horas, o evento contará com a presença do governador José Targino Maranhão, do presidente da Funesc, Maurício Burity, membros do primeiro escalão do governo, parlamentares, produtores e agentes culturais, jornalistas, blogueiros e formadores de opinião.

No palco do Paulo Pontes, a cantora lírica e vice-presidente da Funesc, Ana Gouveia, fará as honras da casa, cantando o Hino Nacional Brasileiro. Em seguida, o maestro Marcos Arakaki irá reger um número musical baseado na famosa “As Quatro Estações”, de Vivaldi. Nela, uma orquestra de câmara formada por músicos da Sinfônica Paraibana irão acompanhar bailarinos da Escola de Dança da Funesc, um recital com o trovador Oliveira de Panelas e o solista da noite Rucker Bezerra, violinista da OSPB.

Enquanto a solenidade acontece no Paulo Pontes, tem início a Feira de Livros do Fenart e a Exposição de Xilogravura em Cordel do artista pernambucano Marcelo Alves, ambas abertas ao público na Praça do Povo do Espaço Cultural.

HERMETO E SINFÔNICA DA PARAÍBA

Velho conhecido de Sivuca, Hermerto Pascoal volta a João Pessoa para homenagear o parceiro paraibano. Junto com a Orquestra Sinfônica da Paraíba o notável músico alagoano fará um concerto em homenagem ao grande acordeonista paraibano. O concerto está marcado para às 20 horas, na Praça do Povo do Espaço Cultural, com entrada gratuita ao público.

“Sivuca dizia que Hermeto era o Beethoven do século 20”, recorda a compositora paraibana Glória Gadelha, esposa de Sivuca por 32 anos, até a morte dele, em dezembro de 2006. “Juntos, os dois fizeram belas canções e se apresentaram em shows”, completa.

Sivuca e Hermeto dividiram mais do que a música e o palco. “Era frequente as pessoas confundirem Sivuca com Hermeto e vice-versa”, lembra Glorinha, como é tratada com carinho pelos fãs. “Hermeto brincava, dizendo que, ao acordar, se olhava no espelho e dizia: 'Bom dia Sivuca', assim como Sivuca, ao acordar, se olhava no espelho e dizia: 'Bom dia Hermeto’”, revela.

Conduzida pelo maestro-titular Marcos Arakaki, a Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB) abre o concerto com peças de Arturo Márquez (“Danzon nº 2”), Bizet (“Toreador”, extraído da ópera “Carmen”), Mestre Duda (“Seleção Luiz Gonzaga”) e Lorenzo Fernández (“Batuque”).

Na sequência, Hermeto mostra três números solos. Ou quase solo. O alagoano desembarca por aqui com o percussionista Fábio Pascoal e com a cantora Aline Morena, com quem já gravou dois discos. Levam ao palco “Mundo verde esperança”, a suíte “Pixotinha” e uma surpresa que promete ser uma bela homenagem à Sivuca na voz de Aline.

Para encerrar o concerto, Sinfônica da Paraíba e Hermeto executam quatro obras do repertório de Sivuca: “Moto Perpétuo”, peça de Paganini arranjada pelo homenageado; “Rapsódia Gonzagueana”, do próprio Sivuca; “Feira de Mangaio” e “A doce canção de Nélida”, ambos fruto de uma parceria de Sivuca com Glorinha Gadelha.

SERVIÇO
13ª FENART – FESTIVAL NACIONAL DE ARTE
Onde: Espaço Cultural (R. Abdias Gomes de Almeida, 800, Tambauzinho, João Pessoa – tel.: 83.3211.6210)
Quando: de 23 a 29 de maio, a partir das 18h.
Quanto: gratuito (exceto para cine-teatro Bangüê e teatro Paulo Pontes, cuja entrada será R$ 5, preço promocional estudante).



Assessoria de Imprensa
André, Denise, Giuliana, Bárbara, Carol e Ricardo

Contatos: (83) 8829-0961, (83) 9332-8678, (83) 8811-0891
Assessoria de Imprensa da Funesc - (83) 3211-6238

João Pessoa - PB
Para baixar fotos em alta:
Site do Fenart 2010:
Fenart no Twitter:
Leia mais sobre o Espaço Cultural José Lins do Rego – www.funesc.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário