24 de maio de 2010

Influenza entrevista Hermeto Pascoal


O compositor, arranjador e também multiinstrumentista Hermeto Pascoal foi entrevistado pela equipe Influenza e falou um pouco sobre o grande homenageado, Sivuca, no XIII FENART.

Influenza: Como é ser mutiinstrumentista?
Hermeto Pascoal: Ser multiinstrumentista é como se eu fosse um pintor que usa várias canetas e cada caneta é um instrumento. E pra ser multiinstrumentista você não tem que escolher o instrumento, o instrumento é que tem que te escolher.

Influenza: Como é essa inspiração? Por que você toca em lata, chaleira, até na barba. Como funciona isso? Você pega as coisas e bate assim no som?
Hermeto Pascoal: É uma coisa que eu chamo dom e dom quem dá é Deus. E eu tenho esse dom e tenho essa inspiração, sem premeditação eu estudo nove atividades. É o que eu penso. É tudo completamente espontâneo.

Influenza: E sobre o Nordeste nas suas composições, como é que funciona? Você se inspira muito na musicalidade nordestina?
Hermeto Pascoal: O Nordeste é a minha vida. Aonde eu me criei no mato, na água me criei assim, então tudo o que eu faço, hoje eu faço uma música que eu chamo de música universal, que abrange a todos os estilos do mundo sem preconceito nenhum, mas primando pela qualidade. Tudo acontece de uma criatividade abstrata.

Influenza: O que representa Sivuca pra você?
Hermeto Pascoal: Sivuca foi o meu irmão, irmão de clã, irmão de alma, irmão de mundo. Sivuca é um eterno, eu vou me lembrar dele sempre vivo. Ele está aqui agora. Porque é o espírito que comanda o corpo. Quando o corpo vai embora o espírito fica livre.

Hermeto para o Influenza: Click Infuenza, mando meu abraço, e eu sei que vocês gostam de música, continuem gostando da música universal, porque é a música que todo mundo faz junto com Hermeto Pascoal.

Um comentário:

  1. Eu nem fui vê-lo, mas já assisti a outras apresentações dele. O cara é louco! Tira som de onve você menos possa imaginar :D

    ResponderExcluir